Uma aventura pela Bolívia

Foto: Daniella Barbosa

Quem nunca pensou em sair viajando por aí com uma mochila nas costas disposto a enfrentar as agruras e os prazeres de um país e uma cultura desconhecidos? É isso o que faz a então estudante de Jornalismo Daniella Barbosa, outros doze alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG) e o professor Nilton José dos Reis Rocha no livro “Expedição BraBo – uma trajetória de 15 dias por terras Bolivianas”.
Daniella Barbosa conta no livro a trajetória dos estudantes entre os dois países, bem como o choque cultural, os pequenos prazeres da viagem e as grandes aprendizagens. É muito interessante ler sobre os efeitos do soroche (mal estar causado pela mudança de altitude), o uso medicinal da folha da coca pelos bolivianos e também sobre o teatro local.
Nesse relato a viajante de alma vai desvendando também o que é ser boliviano. Descobrimos a cada momento como o sentimento nacionalista toma conta desse povo, como quando um homem na feira se ofende ao ver um brasileiro carregando a bandeira boliviana sobre os ombros ou quando a autora conta que até mesmo as crianças param para ver os pronunciamentos do presidente Evo Morales na TV. Mas também vemos claramente a divisão de classes, quando ricos e pobres não se misturam durante um churrasco.
Não dá para esquecer da Feira 16 de julho, onde, segundo a viajante, se vende de tudo “de pregos usados a vasos sanitários”. Mas o livro peca ao não explorar mais a greve dos trabalhadores do transporte e os momentos de tensão passados pelos brasileiros, com direito a intervenção do Exército e rumores de um golpe de Estado contra Evo Morales. O tema poderia render boas páginas.
Para quem quer conhecer um pouco da Bolívia ou apenas saber o que se passou naqueles dias de 2006, “Expedição BraBo – uma trajetória de 15 dias por terras Bolivianas” é uma boa pedida.

Quem se interessou pelo livro no próximo dia 13 de março, às 19 horas haverá uma noite de autógrafos na Livraria Nobel do Shopping Bougainville.
0 Responses

    Quem vos escreve

    Minha foto
    Goiânia, Goiás, Brazil
    Jornalista por formação, especialista em Filosofia da Arte. Trabalho em TV, mas sempre ligada ao Jornalismo Cultural, com ênfase em Teatro e Cinema.

    Leia também:

    Seguidores