Viagem Cultural - Parte 3 (Policarpo Quaresma)



Na terceira noite em São Paulo fui assistir um goiano, o ator Lee Taylor. Bem, não só ele, mas o CPT (Centro de Pesquisa Teatral) e o famoso diretor Antunes Filho.

Policarpo Quaresma

O Major Policarpo Quaresma é um nacionalista que quer que o Brasil adote como língua oficial o Tupi. Também é ele quem sai à procura de canções que resgatem as nossas origens, entra numa guerra civil e até mesmo faz uma plantação de espécies nativas do país, que acaba destruída pelas formigas.
Mas o defensor da nossa cultura é incompreendido. Ele perde o emprego, é internado num hospício e vê os impostos de seu sítio aumentarem cada vez mais já que não toma partido na política.
A peça tem cenas memoráveis, dessas de deixar cair o queixo e de provocar orgasmos múltiplos, como a do hospício e o do velório de uma solteirona. Quando Quaresma é levado amarrado em uma cama para o hospício, há uma verdadeira procissão de loucos no palco. Todos vestidos de branco, cada um com sua mania e loucura, gritando, pulando, correndo, dançando. Ao fundo ouve-se um tango e vez ou outra um casal passa pelo palco nos passos da dança argentina. Os dançarinos são dois homens, um com fraque e o outro com um vestido vermelho, saltos, bigode e cabelo curto.
Outra cena muito boa é a morte da mulher abandonada pelo noivo. Ela pede para ser enterrada com um vestido de noiva. A solteirona é colocada numa cadeira de rodas e, em volta dela rezam os amigos e familiares, todos de preto, sérios e chorosos. E ao término da fala do padre, todos colocam vestidos coloridos e começam a dançar. Assim como a vida, que segue...
O ator Lee Taylor no papel principal está muito bem. Parece mais velho, com o ar grave e sério do nacionalista que realmente crê que as coisas devem ser mudadas e a comicidade do homem que aos poucos vai perdendo o senso do ridículo. O restante do grupo também dá um show de interpretação mesmo quando fazem papeis que não tem sequer falas.
"Policarpo Quaresma" é um regalo aos olhos por sua beleza plástica e um elogio à inteligência do público com suas cenas bem construídas.

"Policarpo Quaresma" está sendo apresentada no Sesc Consolação, em São Paulo.

Textos e imagens desse blog só podem ser publicados e/ou utilizados em outros locais com autorização da autora.
0 Responses

    Quem vos escreve

    Minha foto
    Goiânia, Goiás, Brazil
    Jornalista por formação, especialista em Filosofia da Arte. Trabalho em TV, mas sempre ligada ao Jornalismo Cultural, com ênfase em Teatro e Cinema.

    Leia também:

    Seguidores