Projeto Bastidores

Estão abertas de 5 a 23 de julho as inscrições para o Projeto Bastidores, uma parceria Funarte/Ministério da Cultura, a Agência Goiana de Cultura. São oito cursos gratuitos de formação para interessados em trabalhar na estrutura técnica de espetáculos de artes cênicas.
As inscrições podem ser feitas no Centro Cultural Martim Cererê, das 8 às 18 horas. No ato da inscrição, o interessado deverá apresentar cópias do documento de identidade, do CPF e do comprovante de conclusão do ensino fundamental.
As aulas serão ministradas no Martim Cererê a partir de 2 de agosto. Cada pessoa poderá participar apenas de um dos cursos, que oferece 30 vagas cada.

Os Cursos:

Técnico em Arte Circense (Capatazia)
Este curso será ministrado pelo professor Carlos Adrian Pagliano. O especialista nessa área atua como artista ou responsável pela estrutura e funcionamento do circo, supervisionando a montagem e os equipamentos em circos, picadeiros, espaços alternativos de interação social, lazer e cultura, casas de espetáculos e outros. É de sua responsabilidade o desenvolvimento e o apoio às atividades relacionadas à criação de números e espetáculos.

Cenografia
O professor Adriano Augusto será o encarregado das aulas de Cenografia/Cenotecnia. O técnico em cenografia constrói cenários, adereços e mobiliários cênicos, a partir da análise cenográfica e da pesquisa de objetos e materiais. Entre suas atribuições estão a criação de elementos próprios da arquitetura e da decoração cênicas, essenciais à caracterização da peça.

Coreografia
Diversas vezes premiado, Henrique Rodovalho, da Quasar Cia. de Dança, será o responsável pelo curso de Coreografia. Destinado a professores, bailarinos e pessoas interessadas em entender as dinâmicas de criação de um espetáculo de dança, as aulas de coreografia vão incluir noções e história da dança, estilos de movimentos, recursos multimídia, contemporaneidade, espaços cênicos e outros assuntos de interesse dos alunos.


Iluminação/Técnico de Luz

O curso será ministrado pelo professor e iluminador José de Oliveira Júnior. Profissional eletricista de iluminação ou eletricista cênico, o iluminador opera os controles de luz em unidades fixas ou móveis. É o iluminador quem idealiza e elabora o projeto de luz de um espetáculo teatral e de dança, show musical e eventos.

Figurino
Figurinista experiente, Ana Maria Alves Mendonça vai ministrar o curso de Figurino do projeto Bastidores. O curso teórico e prático oferece um panorama geral de figurino para teatro, cinema e TV e sua relação com o contexto histórico. Durante as aulas, os alunos terão a oportunidade de analisar figurinos e por em prática a sua criatividade.

Gestão Cultural
O curso, sob a responsabilidade da ex-bailarina e diretora da Quasar Cia. de Dança, Vera Bicalho, vai capacitar e qualificar agentes culturais nas áreas de administração de institui-ções e de projetos culturais para os setores públicos e privados.

Sonoplastia/Operador de Áudio
O curso ficará por conta do professor Marcelo Hanna. Profissional que opera a mesa de áudio durante as gravações e transmissões, o sonoplasta é indispensável em qualquer tipo de espetáculo ou evento. No curso, o interessado vai aprender como operar a mesa estabelecendo a sonora por meio de signos e significados.

Visagismo
O termo Visagismo origina-se do francês visage, que significa rosto. Trata-se de um con-ceito de linguagem visual que trabalha a imagem pessoal de forma personalizada. O profes-sor e ator Franco Pimentel vai ministrar o curso de Visagismo, no qual o aluno vai aprender a valorizar as características de cada pessoa no momento de criar a maquiagem adequada a cada personagem.
0 Responses

    Quem vos escreve

    Minha foto
    Goiânia, Goiás, Brazil
    Jornalista por formação, especialista em Filosofia da Arte. Trabalho em TV, mas sempre ligada ao Jornalismo Cultural, com ênfase em Teatro e Cinema.

    Leia também:

    Seguidores