Pedro de Valdívia e as aulas de história




O assunto é a colonização do Chile pelos espanhóis. Mas não espere livros, quadro e pincel atômico. Não, não é uma aula de história. É uma peça de teatro.
“Pedro De Valdívia, La gesta inconclusa”, do grupo chileno Tryo Teatro Banda, conta de forma divertida as agruras dos europeus que desafiaram os índios sul-americanos para colonizar o Chile e é claro, obter ouro.
Em cena os três atores viram 11 mil, 3 mil, quinhentos homens atravessando as cordilheiras, o deserto, as florestas, o mar, lutando conta o inimigo, vencendo, perdendo, morrendo. Por meio das músicas agitadas e a ótima atuação, o trio se transforma em vários e transporta a plateia para aqueles dias em que o desejo era conquistar.
E conquistar naquela época era sinônimo de subjugar e matar os nativos. Ao longo da peça, vemos guerras e trapaças onde o índio é aniquilado pelo poder bélico do conquistador. Até que descobre que quantidade também pode vencer uma batalha.
E assim vemos nosso protagonista, Pedro de Valdívia, ora poderoso governador, ora acuado pelos nativos. Mas sempre com uma sede muito grande por poder e principalmente, ouro. Capaz de trair seus compatriotas para obter o metal.
“Pedro De Valdívia, La gesta inconclusa” é um espetáculo completo, que mistura ação e música, sem esquecer de um texto apurado. E assim, um assunto denso se passa num piscar de olhos, em pouco mais de uma hora de espetáculo, em meia à muitas risadas.
Há um apreço muito grande à interpretação, às vezes caricata, às vezes no limiar da normalidade, mas muito bem pensada. Até mesmo quando desempenham pequenos papeis, os atores estão lá, com uma presença de palco marcante.
A diversidade musical que eles apresentam é o forte do espetáculo. Ao longo da peça os atores tocam instrumentos de cordas, sopro e percussão. Tudo muito bem encaixado na narrativa.
“Pedro De Valdívia, La gesta inconclusa” é uma daquelas peças capazes de fazer qualquer aluno desinteressado em história se apaixonar pelo assunto.



Textos e imagens desse blog só podem ser publicados e/ou utilizados em outros locais com autorização da autora.
0 Responses

    Quem vos escreve

    Minha foto
    Goiânia, Goiás, Brazil
    Jornalista por formação, especialista em Filosofia da Arte. Trabalho em TV, mas sempre ligada ao Jornalismo Cultural, com ênfase em Teatro e Cinema.

    Leia também:

    Seguidores