Inscrições para cursos do XII FICA

Serão abertas nesta quinta-feira, dia 20, as inscrições para os cursos do XII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA). O festival, que acontece de 8 a 13 de junho, na Cidade de Goiás, está oferecendo sete cursos de cinema e mais sete com temática ambiental, sendo 30 vagas para cada um.
Os interessados poderão preencher a ficha de inscrição no site: www.fica.art.br, e entregá-la no escritório do Fica, que funciona no prédio do Centro Cultural Marieta Telles Machado (Praça Cívica, nº 2, Centro - Goiânia). É necessário apresentação do documento de identidade.

Cursos de Cinema:

Cinema e Filosofia: “imagem-tempo” e “imagem-pensamento” - Ricardo Musse

Data: 10 e 11 de junho

Hora: 09h-12h

Local: Lyceu de Goiás

Descrição: Em geral, a obra de Gilles Deleuze, quer trate de outros filósofos, quer de arte e literatura, visa sempre criar conceitos. Nesse sentido, seus dois livros sobre cinema não são exceção: desdobram, a partir de uma leitura peculiar de Bergson, conceitos como “imagem-tempo” e “imagem-pensamento”. Tais conceitos, no entanto, são desenvolvidos no interior de uma reflexão sobre o cinema em seu conjunto. O pressuposto de que o cinema é uma forma de pensamento e de que os cineastas são pensadores, ainda que num registro peculiar no qual os conceitos são substituídos por imagens, permitiu que Deleuze elaborasse uma teoria, uma história e uma taxionomia que contempla quase um século de c inema. O principal legado se seus livros, assim, são as sendas que abrem para a reflexão e compreensão do cinema como arte.


A Crítica de Cinema e a Reinvenção Necessária do Filme – Rubens Machado Jr

Data: 10 e 11 de junho

Hora: 09h-12h

Local: Lyceu de Goiás

Descrição: O curso propõe uma introdução aos fundamentos conceituais e procedimentos usuais do texto crítico por meio da exposição de exemplos concretos de artigos tomados especialmente para análise. Esboça-se para tanto um quadro básico dos modos de análise a partir das noções de descrição, comentário e interpretação.


Cinema e psicanálise : a constituição do sujeito/espectador e a análise fílmica – João Ângelo Fantini

Data: 9, 10 e 11 de junho

Hora: 09h-12h

Local: Lyceu de Goiás

Descrição: O espectador de cinema foi constituído ao longo da história das formas de produção de imagens. O modo como entendemos e produzimos mídia são influenciados e influenciam esta história que tem paralelos com a construção do conceito de sujeito na psicanálise. A linguagem cinematográfica, o aparato cinematográfico e suas relações com o espectador servem de modelo de análise e desenvolvimento para outras mídias como os games e outros dispositivos que integram o cyberespaço. Quanto a análise fílmica serão apresentados as relações teóricas entre cinema e psicanálise, especialmente entre enunciado e enunciação nas narrativas cinematográficas.


Cinema e Meio Ambiente – Marcelo Lyra

Data: 9, 10 e 11 de junho

Hora: 09h-12h

Local: Lyceu de Goiás

Descrição: Marcelo Lyra discutirá a maneira como a indústria de Hollywood vem abordando questões ambientais nos filmes, desde a ingenuidade, nos anos 30, passando pela febre da utilização dos efeitos da radiação de uma guerra atômica e dos maus exemplos da vilanização predatória de animais como as orcas e tubarões, até a exploração do ecologicamente correto, a partir dos anos 90 até os dias atuais, não só na ficção, mas também pelo boom dos documentários ambientais.



Produção e direção em Documentário – Pedro Cezar

Data: 9, 10 e 11 de junho

Hora: 09h-12h

Local: Lyceu de Goiás

Descrição: O curso propõe uma introdução aos fundamentos conceituais e procedimentos usuais na produção e direção de documentários baseado na experiência do Diretor Pedro Cezar enquanto realizador de dois trabalhos biográficos neste segmento:

* Fabio Fabuloso Só
* Dez Por Cento é Mentira


O cinema de Tarantino – Mauro Baptista

Data: 9, 10 e 11 de junho

Hora: 09h-12h

Local: Lyceu de Goiás

Descrição: O curso propõe uma introdução ao cinema de Tarantino, seu talento para a mise em scène, sua particular forma de encenar em profundidade e de dirigir atores. O curso ajuda a situar e compreender o cineasta Tarantino dentro do contexto do cinema contemporâneo e na história do cinema mundial.


A mulher no Cinema – Rosa Berardo

Data: 9, 10 e 11 de junho

Hora: 09h-12h

Local: Lyceu de Goiás

Descrição: Este mini-curso vai abordar a representação da mulher no cinema e as teorias utilizadas para este tipo de análise fílmica. Durante o curso serão apresentados exemplos de representações da imagem da mulher em filmes clássicos do cinema mundial e em específico a representação das mulheres indígenas brasileiras e canadenses em filmes de ficção. A linguagem cinematográfica será o foco principal das análises sobre a construção do discurso visual dos filmes a serem apresentados.

Contato: Escritório do FICA – (62) 3223-1313 / 3223-3051
0 Responses

    Quem vos escreve

    Minha foto
    Goiânia, Goiás, Brazil
    Jornalista por formação, especialista em Filosofia da Arte. Trabalho em TV, mas sempre ligada ao Jornalismo Cultural, com ênfase em Teatro e Cinema.

    Leia também:

    Seguidores