Dzi Croquettes, a arte de ser gente



Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, é o documentário que relembra o grupo homônimo. Mas o que era o Dzi Croquettes? Era um grupo de dança, teatro besteirol, uma família, gente que desafiava a Ditadura e sobretudo ótimos profissionais.
O grupo comandado por Lennie Dale e Walter Ribeiro nasceu na década de 1970, em plena Ditadura Militar. Era composto por 13 homens musculosos, que se vestiam como mulher, dançavam e faziam humor inteligente. Inspirados nos homens que saem vestidos de mulher no carnaval, os Dzi Croquettes escandalizavam uma parte da sociedade mostrando uma certa androgenia (diziam que não eram homens, nem mulheres, eram gente). Vale ressaltar que não se tratava de um show de travestis.
O grupo, também chamado de família, revolucionou a cena daquela época, com o apuro e o rigor dos movimentos durante as apresentações e os números de humor que deixavam transparecer uma crítica sutil ao momento pelo qual o país passava. Fizeram sucesso não só no Brasil (principalmente no eixo Rio-São Paulo), mas também na Europa (onde tiveram Layza Minelli como madrinha).
O documentário de Tatiana Issa e Raphael Alvarez mostra bem o espírito dos Dzi Croquettes e como eles influenciaram artistas que hoje fazem sucesso, como Cláudia Raia, Miguel Falabela e Betty Faria. O filme tem um vastíssimo território a ser explorado e consegue fazer isso na maior parte do tempo, só peca quando deixa o grupo de lado para mostrar a história pessoal de Tatiana Issa (que conviveu com eles quando era criança). Há um corte muito brusco quando ela para de perguntar para os entrevistados sobre os Dzi Croquettes para saber se eles se lembram dela ainda na infância ou então quando coloca uma criança para andar pelo palco enquanto uma voz off diz que ela achava que os artistas eram palhacinhos.
Em todo caso, Dzi Croquettes é um documentário que deve ser assistido nem que seja por curiosidade. É instigante, interessante, lembra quem viveu naquela época e apresenta o grupo para aqueles que não viveram. Vale a pena!

Ficha técnica:
Dzi Croquettes
Diretores: Tatiana Issa e Raphael Alvarez
Gênero: Documentário
Duração: 110 min

Dzi Croquettes foi apresentado durante o FestCine Goiânia.

Para quem quer saber um pouco mais sobre o documentário e também ver os Dzi Croquettes: www.youtube.com/watch?v=GG14Mp2zuHM

Para ler mais sobre o filme: www.revistacinetica.com.br/dzicroquettes.htm

Textos e imagens desse blog só podem ser publicados e/ou utilizados em outros locais com autorização da autora.
0 Responses

    Quem vos escreve

    Minha foto
    Goiânia, Goiás, Brazil
    Jornalista por formação, especialista em Filosofia da Arte. Trabalho em TV, mas sempre ligada ao Jornalismo Cultural, com ênfase em Teatro e Cinema.

    Leia também:

    Seguidores